desafio profissional ,tecnicas de negociação e comportamento organizacional
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
VIVIENE MARIA INÊS
DESAFIO PROFISSIONAL
LEONARDO
UBERLÂNDIA
22/04/2014
1 Introdução
O processo de negociação é necessário e essencial para solucionar pacificamente conflitos de opiniões que são frequentes no atual mundo globalizado. Em situações conflituosas e momentos de tensão entre as partes envolvidas em um processo é fundamental que exista a capacidade de negociar, objetivando a solução de tal problema considerando o conhecimento de causa, a discussão e análise, para enfim chegar a melhor solução.
De acordo com Junqueira (2003), negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação conscientes de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior do que a soma das contribuições individuais.
Segundo Rodrigues e Oliveira (2009), a negociação é um processo, pois está situado no tempo passado, presente e futuro e, além disso, exige planejamento, execução e controle.
A negociação está presente em todos os momentos da vida do ser humano, desde simples momentos cotidianos dentro do ambiente familiar até atividades relacionadas ao meio profissional que envolvam tomada de decisões. A arte de negociar e solucionar problemas é fundamental durante a negociação das mais diversas situações caracterizados por diferentes interesses e modos de pensar.
Segundo Azevedo e Henrique (2014), “A arte de negociar juntamente com a capacidade de influenciar e o relacionamento são diferenciais competitivos que as empresas buscam todos os dias em seus profissionais. O comportamento dos profissionais dentro das organizações está ligado diretamente à sua capacidade de se relacionar e de solucionar problemas e conflitos a