Desafio na implantação de indicadores
CÁLCULO DE EFICIÊNCIA1
2
Sérgio Cordeiro
Resumo
Este trabalho analisa o potencial para implantação de um sistema de cálculo de índices de eficiência na indústria siderúrgica e metalúrgica. Inicialmente, apresentam-se os fundamentos teóricos do cálculo de eficiência. Uma metodologia que vem ganhando ampla aceitação é o do índice OEE, porque permite analisar a eficiência da planta de uma forma abrangente e hierarquizada, facilitando a identificação dos requisitos e instalações que precisam ser melhorados. O software analisado, além do OEE, calcula outros indicadores úteis, como o MTBF e o MTTR.
Os resultados são apresentados no nível de detalhamento que o usuário desejar, o que permite a identificação rápida dos problemas mais sérios. Também é possível ao próprio usuário final criar, sem dificuldades, visualizações destinadas a investigar as causas desses problemas. Além de apresentar o sistema com ênfase nos recursos mais notáveis e os resultados com ele já obtidos, focamos também no processo de desenvolvimento: os levantamentos necessários, problemas encontrados, tempo e esforço gastos, etc. Conclui-se que o cálculo de índices de eficiência através de software tem grande potencial de êxito na indústria siderúrgica e metalúrgica. A tendência é encontrarmos cada vez mais sistemas desse tipo, já que os ganhos em prazo de execução, qualidade do produto final e custo total são apreciáveis. Palavras-chaves: cálculo de eficiência, KPIs, OEE.
CHALENGES IN BUILDING EFFICIENCY CALCULATION SYSTEMS
This work analyses the potential of implementing a system that calculates efficiency in the metals industry. Initially we present the theoretical fundations of efficiency calculation. One that has been gaining acceptance is the OEE, which allows one to analyze plant efficiency in a wide and hierarchical way, therefore making it easier to detect the requirements and the facilities that need to be improved.