Desafio de aprendisagem
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Ubaldo Batista Pereira– RA 4158252567
Marco Antonio Couto Dos Santos – RA 4133222665
Walmir Martins Junior – RA 4139222840
26/11/2010
Etapa n. 1
Sustentabilidade
A sustentabilidade esta relacionada com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. Sendo um meio de fazer com que a sociedade opere suas atividades e preencha suas necessidades com maior potencial, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais, sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.
No caso do saneamento básico de um município, deve se encontrar uma maneira de utilizar a água suprindo as necessidades atuais sem prejudicar as gerações futuras. Sendo que noventa sete por cento da água existente no planeta e salgada, dois por cento são geleiras e apenas um por cento e de água doce armazenada em rios, lagos e lençóis freáticos, onde muitos estão sendo poluídos por esgoto, lixo, resíduos químicos e industriais. Hoje sabemos o verdadeiro valor da água e da importância da sua utilização de maneira responsável.
A qualidade das águas dos mananciais e a preservação ambiental são fatores primordiais para garantir o abastecimento público. As companhias de saneamento básico buscam fontes de água de boa qualidade e utilizam alta tecnologia de tratamento para eliminar todos os poluentes e agentes ameaçadores à saúde. Assim garantem que a água fornecida à população seja potável.
O padrão de potabilidade da água tratada e consumida pela população deve seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) - garantindo a inexistência de bactérias e partículas nocivas à saúde humana. Dessa forma, evita-se o surgimento de epidemias, como por exemplo, a cólera e o tifo.
O saneamento