Tópicos da teoria humanista
O ensino “centrado” no aluno é derivado da teoria, também rogeriana, sobre personalidade e conduta.
Essa abordagem também dá ênfase a relações interpessoais e ao crescimento que desta resulta, centrado no desenvolvimento da personalidade do indivíduo, dos seus processos e organização pessoal da realidade em sua capacidade de atuar como uma pesoa integrada.
Homem: O homem é conciderado como uma pessoa situada no mundo. É unico, quer em sua vida interior quer em suas percepções e avaliações do mundo.
O objetivo último do ser humano é a auto-realização ou uso pleno de suas potencialidade e capacidades.
Mundo: É um fênomeno subjetivo, pois o ser humano recontrói em si o mundo exterior, partindo da sua percepção, recebendo os estímulos, as experiências, atribuindo-lhes significado.
Sociedade-Cultura: A unica autoridade necessária aos indivíduos é a de estabelecer qualidade de relacionamento interpessoal.
Conhecimento: A experiência pessoal subjetiva é o fundamento sobre o qual o conhecimento é construído, no decorrer do processo de vir-a-ser da pessoa humana.
Educação: A educação assume significado amplo, pois trata-se da educação do homem não apenas da pessoa em situação escolar em uma instituição de ensino.
Escola: Na abordagem humanista a escola deve respeitar as crianças e oferecer condições para que ela se desenvolva possibilitando sua autonomia.
Aprendisagem: A concepção Piagetiana de aprendizagem tem carácter de abertura e comporta possibilidades de novas indagações assim como toda a sua teoria em epistemologia genética.
Professor-Aluno: O professor deve propor problemas aos alunos sem ensinar-lhes a solução, fazendo desafios. Cabe a ele evitar rotina, fixação de respostas, hábitos.
Avaliação: Tanto Neils Quanto Rogers apresentam um despreso por qualquer padronização de produtos de aprendizagem e competências do professor.