A Teoria Humanista
A Teoria Humanista teve origem a partir de alguns critérios tais como:
A necessidade de humanizar e democratizar a administração, pelo fato de que a Clássica era muito mecanicista e com conceitos rígidos;
Desenvolvimento das ciências humanas, com foco na psicologia, acredita-se de acordo com a humanista que a clássica tinha muitas inadequações relacionado a esse aspecto;
Ideias da filosofia pragmáticas de John Dewey e da psicologia dinâmica de Kurt Lewin;
Experiência de Hawthorne
A Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos fez uma pesquisa para verificar a correlação entre produtividade e iluminação do local de trabalho. Com o pressuposto da Adm Cientifica.
Na primeira fase da experiência foram escolhidos dois grupos de operários que faziam o mesmo trabalho e em condições idênticas, porem com a diferença de que um grupo trabalhava sobre a intensidade da luz variável, enquanto o outro grupo trabalhava com uma intensidade de luz constante. Os observadores não encontraram diferença muito grande. Apenas uma variável difícil de ser isolada, denominada de fator psicológico, os operários produziam mais de acordo com a intensidade da luz. Quando tinha mais luz eles produziam mais e quando tinha menos luz eles produziam menos. Foi comprovada que a eficiência dos funcionários é afetada por fatores psicológicos. Como um ponto negativo, os pesquisadores pretenderam isolar da experiência.
Na segunda fase foi criado um grupo de observação com 5 operárias montavam Relés, enquanto uma sexta fornecia as pecas para abastecer o trabalho. A produção foi o índice de comparação entre o grupo experimental e o grupo de controle. Ambos os grupos tinham supervisores , a pesquisa do grupo experimental foi feita em 12 periodos:
1. 2 semanas. CPP e condições normais de trabalho;
2. 5 semanas. Grupo experimental isolado na sala de provas, horário de trabalho normais e medindo o ritmo de