Teorias humanistas
“Uma educação humanista apurada”
“Max weber nasceu e teve sua formação intelectual no período em que as primeiras disputas sobre a metodologia das ciências sociais começavam a surgir na Europa, sobre tudo em seu país a Alemanha. Seu pai era um conhecido advogado e desde cedo orientou - o no sentido das humanidades. Weber recebeu excelente educação secundaria em línguas, história e literatura clássica.
Concluído o curso, trabalhou na Universidade de Berlin, na qualidade de livre-docente, ao mesmo tempo em que servia como assessor do governo. Tornou-se professor na Universidade de Freiburg, da qual se transferiu para de Heidelberg, em 1896. Dois anos depois, sofreu sérias perturbações nervosas que o levaram a deixar os trabalhos docentes, só voltando à atividade em 1903. “A partir desta época, Weber somente deu aulas particulares, salvo em algumas ocasiões, em que proferiu conferências nas universidades de Viena e Munique, nos anos que procederam a sua morte, em 1920”.
Compreensão e explicação
“Dentro das coordenadas metodológicas que se opunham à assimilação das ciências sociais aos quadros teóricos das ciências naturais, Weber concebe o objeto da sociologia como, fundamentalmente, “a capacitação da relação de sentido” da ação humana. Em outras palavras, conhecer um fenômeno social seria extrair o conteúdo simbólico da ação ou ações que o configurem. Por ação, Weber entende “aquela cujo sentido pensado pelo sujeito jeito ou sujeitos jeitos é referido ao comportamento dos outros; orientando-se por ele seu comportamento”.
O que não é possível propriamente explicá-lo como resultado de um relacionamento de causas e efeitos (procedimentos das ciências naturais). O método compreensivo, definido por Weber, consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações.
O fato em questão não se esgota em si mesmo e aponta todo um complexo de significações sociais, na medida em que as duas