Teoria Humanista
A teoria humanista surge a partir de psicólogos contemporâneos que estavam insatisfeitos com as teorias propostas sobre as concepções do homem. Esta teoria afirma que o comportamento humano não pode ser aplicado pela relação que se faz entre suas reações e os estímulos aos quais ele reage, mas que o organismo se torna motivado a partir das necessidades psicológicas e fisiologias (internas ou externas).
Teoria de Maslow
As necessidades fisiológicas e psicológica foram alvo dos estudos de Abraham Maslow,surgindo Teoria de Maslow que através uma pirâmide organizou as necessidades do ser humano em prioridades e hierarquias:
Na teoria de Maslow ele mostra as necessidades mais básicas ate as mais profundas do ser humano que são as de auto-realização. E as necessidades são carências percebidas, insatisfação vivida por individuo, que busca a resolução do problema. Essa insatisfação que motiva o individuo a buscar algo para solucionar e suprir sua necessidade.
As necessidades podem ser utilitaristas são aquelas cogitadas por seu aspecto objetivo funcional, ou podem ser necessidades hedônicas ou experimentadas que são as que buscam respostas subjetivas( prazer, status , sonhos e etc.). Ambas funcionam simultaneamente no processo de decisão.
Sabendo das necessidades dos indivíduos a publicidade entra com suas propagandas que estimula o desejo e motiva o publico a preferência por determinadas marcas. A publicidade não cria necessidades ela apenas orienta preferências ou desejo do consumidor por determinado produto.
Freios
Os freios são forças contrarias as motivações, podendo ser de dois tipos: inibições que esta ligada a opinião das pessoas sobre o individuo, ou seja, ele não usa certo produto temendo o que as pessoas pensarão dele, e o medo esta relacionado a padrões internos de segurança do individuo. A função do marketing é reduzir os freios ,passando mais segurança e garantia ao publico.