Dermatite Escrotal
O que é a doença: Trata-se de uma inflamação da pele da bolsa escrotal, podendo ocorrer por diversos fatores como: causa infecciosa (B.canis, E escherichia coli, virús da cinomose), reação à medicamentos, dermatites de contato (sabões, desinfetantes), picadas de inseto, lambedura excessiva do escroto, doenças autoimunes, ingestão de micotoxinas, granulomas espermáticos e traumatismo direto, que pode inicializar uma infecção bacteriana nos testículos( Ex: ferimento por punção).
Espécies acometidas: Touro, Cão, Bode, Carneiro e Porco.
Sinais clínicos: Dor, inchaço, aumento de volume da área afetada, prurido,
Diagnóstico:
Exame físico: Inspeção, avaliando os dois testículos, observando aumento de volume, espessura uniforme e localização. Palpação, avaliando tamanho, forma, consistência (testículos duros e firmes podem resultar de uma inflamação aguda) e sensibilidade.
Biópsia
Citologia
Cultura bacteriana Tratamento: Remover o agente causador de doença sempre que for possível.
Torção Testicular
O que é a doença: Trata-se da rotação do testículo em seu eixo horizontal, resultando em uma torção do cordão espermático. Com isso, pode ocorrer o fechamento da drenagem venosa, linfática e do suprimento arterial, levando a uma ingurgitação e eventual necrose testicular. A torção testicular raramente ocorre em um testículo escrotal, ou após um incidente traumático. Ela é mais comum em um testículo criptorquídico localizado no abdômen.
É mais diagnosticada em cães com testículos ectópicos que apresente neoplasias de grandes dimensões, pois estas ocasionam aumento de volume e peso do testículo afetado provocando rotação após atividade física ou trauma.
Nos cães, a neoplasia testicular tem probabilidade 13 vezes maior de se desenvolver nos testículos criptorquídicos do que naqueles localizados na bolsa escrotal, apresentando um risco significativo para aqueles animais portadores de tal