Uretrostomia perineal
PERINEAL URETROSTOMY IN CAT - CASE REPORT
INTRODUÇÃO
A eliminação dos detritos corporais em forma líquida e resíduos solúveis caracterizam as funções do sistema urinário, que ocasionalmente, se precipitam. São os urólitos predominantemente de estruvita, cuja composição é hexahidrato de magnésio, amônia e fosfato (OSBORNE et al., 1992)
Embora haja sinais de patologia urinária baixa em ambos os sexos as obstruções uretrais são observadas quase que exclusivamente em machos (MEIER, 1960; WILSON & HARRISON, 1971).
Esta cirurgia consiste no desvio urinário permanente em que a uretra peniana é excisada e a uretra pélvica suturada à pele perineal. O gato inteiro é castrado na mesma cirurgia, o pênis é removido e fica a urinar por um orifício mais largo abaixo do ânus. CARBONE (1963) descreveu uma técnica que envolveu transecção uretral anteriormente às glândulas bulbouretrais com posterior sutura diretamente à parede perineal. Observou dermatite na região de escoamento urinário.
O tratamento adequado será de acordo com os vários graus e duração da obstrução. Embora a realização de alguns procedimentos clínicos possam proporcionar a eliminação urinária inicialmente, 35 à 50% dos casos apresentam obstruções recorrentes nos seis meses seguintes ao primeiro episódio (BOVÉE et al., 1979).
A manutenção e restauração da patência uretral é uma medida universalmente importante. Caso a desobstrução uretral não seja possível, deverá ser realizada a uretrostomia (WILSON & KUSBA, 1986). Caso a obstrução total não for aliviada, a morte ocorre em 72 horas (WALKER & WEANER, 1977)
MATERIAL E MÉTODOS
Foi atendido um felino, macho, SRD, castrado com aproximadamente quatro anos de idade, pesando 6,3kg. O paciente deu entrada na Clinica Veterinária Céu Azul apresentando distensão abdominal e dor. A queixa principal da proprietária era que o animal não estava urinando já havia dois dias e que o mesmo teria apresentado este