CONTROLE POPULACIONAIS DE CÃES E GATOS NAS RUAS
Resumo
O número de cães vem aumentando a cada dia, tanto domiciliado quanto os não domiciliados, e isso acaba por se tornar um problema mundial, onde organizações governamentais e não-governamentais vem tentando solucionar e diminuir essa população de cães, sendo esses cães muitas vezes abandonados nas ruas e quando capturados pelos centro de zoonoses permanecem por um período na espera a ser adotado, caso não ocorra são submetidos á eutanásia. Para que isso não ocorra existem cirurgias que interrompem a reprodução a ovarioisterectomia e orquiectomia, que ira estabelecer um controle e diminuição na reprodução indesejada de cães (CRANE, 1996).
Introdução
A população de cães nos últimos anos vem aumentando cada vez mais o que vem causando uma grande discussão e problema na sociedade. Com a superpopulação os animais eram submetidos á eutanásia frequentemente, procurou-se uma alternativa para diminuir a superpopulação desses animais, e umas dessas alternativas era a esterilização cirúrgica que é a orquiectomia e a ovarioisterectomia, pois são uns dos métodos mais importantes e mais eficáciao no controle populacional de animais domésticos.
O procedimento cirúrgico de remoção dos testículos dos cães (orquiectomia) é considerado a melhor maneira de evitar proliferação dos animais na rua, diminui a agressividade e os comportamentos errantes e de micção indesejadas ou doenças relacionadas a andrógenos, incluindo protatopatias, adenomas perianas e hérnias perineais. Já o procedimento de retirada dos ovários do útero (ovarioisterectomia) também evita a proliferação e tem como prevenção e tratamento de varias doenças nos animais como tumores mamários, anomalias congênitas, tratamento de piometria, metrite, neoplasias, cistos, traumatismos, torção uterina, prolapso uterino e vaginal, hiperplasia vaginal e controles de algumas anormalidades endrócrinas . No dia 7 de maio de 2014 a prefeitura de Pato Branco junto com o