Projeto Social Direito 1
1.INTRODUÇÃO
Eata pesquisa buscou analisar os fatores que influenciam na atração/motivação de uma comunidade para a participação de um projeto social. Projeto este que chama atenção para a quantidade de abandonos de animais não somente nas ruas,mas também em clinicas universitárias e centro zornoze.Tendo em vista que o abandono e a castração de animais é sim um problema de saúde pública,a partir do momento que estes números vem crescendo nos ultimos anos.Entenda nas explicações a seguir.
1.1- PROBLEMAS REIAS E ATUAIS:
Um dos maiores problemas que vivenciamos atualmente em relação à cães e gatos de estimação é o abandono e os maus tratos. Este problema vem sendo agravado pelo crescente aumento populacional, tanto dos animais de rua quanto daqueles que possuem um lar, mas cujos guardiões não praticam a guarda responsável e acabam submetendo seus pets a cruzamentos totalmente desnecessários, gerando mais e mais animais. A quantidade de cães e gatos abandonados nas ruas, além da questão de maus tratos, é problema também de saúde pública que ainda não sensibiliza a sociedade e as autoridades na busca de uma solução efetiva. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam, em países pobres e emergentes como o Brasil, a proporção de 15 filhotes de cães e 45 de gatos para cada bebê nascido.
No caso dos gatos, a reprodução sem controle torna-se mais grave diante da frequência dos períodos de cio. De acordo com os veterinários,o ciclo dos felinos se repete a cada 21 dias. Por isso, estima-se que uma cadela ou gata não castrada pode gerar ao longo de sua vida fértil algo em torno de 60 mil descendentes diretos e indiretos.A reprodução de cães e gatos acontece em progressão geométrica e é simplesmente impossível que você garanta uma vida inteira de cuidados e bem-estar para todos os descendentes dos animais que por sua culpa nascerão e, pior,