depoimento de crak e cocaina
Colégio: Estadual Landulfo Alves
Data___/____/____ Série/Turma 2ºJ-M disciplina: Sociologia
Aluna: Carolaine Souza Santos
Cidadania participativa
Como assertiva nuclear, pode-se aceitar a exigência, segundo a qual, a comunidade deve estar preparada para exercer livre e responsavelmente os cargos inerentes à governação da cidade, vila, freguesia ou bairro, na perspectiva educativa, de tal forma que os cidadãos possam sentir o desejo permanente, e terem a disponibilidade necessária, para a participação competente, democrática e responsável na vida ativa da comunidade.
O desenvolvimento integral do indivíduo, além de o preparar para o mundo do trabalho, implica também apostar no desenvolvimento da personalidade, da criatividade, da responsabilidade e da sensibilidade no contexto das várias comunidades de pertença (família, escola, região, país, Europa, mundo). A cidadania é mais do que um estatuto e, portanto, não chega conhecer os direitos e deveres para promover o bem comum e melhorar a vida em comunidade. O desenvolvimento integral do indivíduo implica aprender a ser e a agir em conformidade, daí a importância de trabalhar as atitudes, os valores e as representações. Nesta disciplina, os valores e atitudes exigem uma atenção sistemática e uma didática inventiva uma vez.Nos últimos anos têm crescido as ações para participação direta dos cidadãos na agenda política de seu país, e a internet tem sido o canal viabilizador desta relação direta entre povo e Estado.
É o que observamos com iniciativas como o orçamento participativo no Brasil, através do qual a comunidade pode votar em qual projeto gostaria que fosse realizado em seu município dentre as propostas apresentadas pelo gestor público.
Além disso, recentemente, o plebiscito de independência da Crimeia inspirou outras regiões do mundo com pretensões separatistas. Com isso, acaba de ocorrer o plebiscito online na Itália, para votar a possível separação