Como fazer uma introdução
Muitos e-mails são enviados a nossa empresa de alunos os quais querem saber como se faz uma boa introdução de seu TCC, uma vez que após inúmeras tentativas, o texto elaborado foi rejeitado pelo professor orientador. Enfim, o que falta em nossa introdução para que esta seja, pelo menos, mais aceita pelos professores e pela instituição de ensino?
Uma introdução, como o próprio nome já diz, tem a função de introduzir o leitor ao tema, isto é, a partir dela temos uma visão total do trabalho de forma sucinta e objetiva.
Uma boa introdução tem de 10 a 14 parágrafos. E deve conter todos os elementos do projeto de pesquisa como: tema, pergunta problema, hipótese, enfim.
Analisemos a estrutura de uma introdução:
1º e 2º Parágrafos: Devem conter o tema e se fazer uma contextualização de tudo que será abordado no trabalho.
3º Parágrafo: Aqui você expõe o problema de pesquisa (pergunta problema) de seu TCC.
4º Parágrafo: Aqui você coloca as hipóteses, isto é, as "respostas" do problema de pesquisa as quais seu trabalho tentará provar.
5º Parágrafo: Aqui são apresentados os objetivos do trabalho. Tanto o geral, quanto os específicos.
6º Parágrafo: Apresentam-se as justificativas do trabalho. Mas o que é isso? A justificativa do trabalho é a importância do mesmo. Aqui apresentamos o porquê de o trabalho ser importante? Qual a importância do trabalho para a sociedade, comunidade científica, pessoal etc?
7º Parágrafo: Apresenta qual a metodologia adotada pelo trabalho. Pesquisa bibliográfica, de campo? Depois de especificar qual tipo de pesquisa é, lembre-se de que especificar os procedimentos? Se for pesquisa de bibliografia, o que se fará? Resposta: resumo e fichamento dos livros lidos etc. A mesma coisa com qualquer tipo de pesquisa. Também é oportuno, neste parágrafo, apresentar os principais autores que embasarão a pesquisa. Lembre-se que este parágrafos pode se estender para mais de 1.
8º Parágrafo: