Departamento Pessoal
O setor de Admissão de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo o processo de integração do indivíduo na empresa, dentro dos critérios administrativos e jurídicos. Tem início na busca do profissional no mercado de trabalho, adequar nas funções do cargo e efetuar o registro de acordo com as conformidades da legislação do trabalho.
O setor de Compensação de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo processo de controle de freqüência, pagamento de salários e benefícios, bem como de pagamentos de taxas, impostos e contribuições. A partir da integração dos empregados na empresa, tem início no controle do fluxo de freqüência ao trabalho, elaboração da folha de pagamento, controle de benefícios e finaliza em cálculos de tributos.
O Setor de Desligamento de Pessoal tem por atribuição cuidar de todo processo de desligamento e quitação do contrato de trabalho, estendendo-se na representação da empresa junto aos órgãos oficiais (DRT, Sindicato, Justiça do Trabalho, etc.) e cuidar de toda rotina de fiscalização. Tem início a partir do desligamento do empregado e termina quando da sua efetiva quitação do contrato de trabalho.
É mais ou menos isso. Dei a informação a vc num copto geral.
Espero ter ajudado e aguardo sua avaliação.
o departamento é composto por três setores: admissão, compensação e desligamento. O primeiro, segundo o diretor, é responsável pelo processo de integração do indivíduo na empresa, dentro dos critérios administrativos e jurídicos.
Já o de compensação é o que cuida do controle de frequência, pagamento de salários, benefícios, taxas, impostos e contribuições.
"O desligamento é o setor encarregado pela quitação do contrato de trabalho, estendendo-se na representação da empresa junto aos órgãos oficiais (DRTs, sindicatos, justiça do trabalho, etc.)", explicou Hessel.
RH x DP
O Departamento Pessoal faz parte da área de Recursos