departamento de criação
Criação
Nenhuma marca será percebida como líder se ela imitar as ações e as abordagens das suas concorrentes. Também não será líder se não fizer uma conexão com os consumidores. Por isso, existe tanta valorização da criatividade com objetivo: ter resultados.
Existe uma lenda de que os “criativos” estão apenas em um departamento de uma agência, na criação, mas processo criativo começa na forma de atendimento, passando pelo planejamento, cria-se e, ainda, compra-se mídia. Deve haver criatividade também no relacionamento com os clientes e até no acompanhamento dos resultados de uma campanha.
O trabalho criativo deve fazer alguma coisa acontecer. Não é suficiente ter uma idéia criativa e rezar para que tudo dê certo. Alguém deve se sentir melhor sobre a marca. Ou dar a ela uma segunda chance. Ou ao menos experimentá-la.
Visualmente o profissional de Criação tem um estilo próprio, que varia entre mauricinho e skatistas-clubbers. Ainda assim deve-se prezar a boa aparência, ao menos no que diz respeito à higiene, uma vez que ele sempre estará por trás de tudo, trabalhando sem tanta cerimônia. Raros são os casos em que se promove um contato entre o profissional de Criação e um cliente. É imprescindível cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.
Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, nos softwares ligados à sua área, seja ela imagens, editoração, arte-finalização, animação ou produção para qualquer tipo de mídia.
O DEPARTAMENTO DE