DEPARTAMENTIZAÇAO
1.1 – Introdução:
O termo departamentalização refere-se a diferenciação horizontal da organização – divisão, filiais, unidades regionais, subsidiárias e similares assim como os departamentos divididos em funções principais tais como Markentig produção e pessoal.
Departamentalização envolve o processo de estabelecer unidades compostas de grupos com funções relacionadas.
Organização é melhor definida como sendo a estrutura ou a rede de relações entre indivíduos e posições em um ambiente de trabalho e o processo pelo qual a estrutura é criada, mantida e usada. A definição tem dois aspectos inter-relacionados: estrutura e processo. A estrutura consiste de uma rede de relacionamento específico entre indivíduos, posições e tarefas. Essa é uma divisão estática. Processo, que é uma visão dinâmica, refere-se as funções gerenciadas pelas quais as organizações são criadas, adaptadas e mudadas continuamente.
Departamentalização é o agrupamento, e acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, matérias e equipamentos) em unidades organizacionais.
A estrutura organizacional é representada graficamente no organograma.
" Organograma é a representação gráfica de determinados aspectos da estrutura organizacional."
1.2 – Tipos de Departamentalização:
A Departamentalização é um meio para se obter ligação de tarefas em cada órgão. Essa ligação somente poderia ser alcançada, quando se reunissem na mesma unidade, todos aqueles que estivessem executando o mesmo trabalho, pelo mesmo processo, para a mesma clientela, no mesmo lugar. As básicas são:
Departamentalização por Quantidade;
Departamentalização Funcional;
Departamentalização Territorial ( ou por Localização Geográfica );
Departamentalização por Produtos ( ou Sserviços );
Departamentalização por Clientes;
Departamentalização por Processo;
Departamentalização por Projeto
Departamentalização Matricial; e