departamentalizacao e centro de custos
1 – Conceitos:
1.1 – Departamentização: É a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade entre eles, visando uma adequação da estrutura organizacional com sua dinâmica de ação mais eficiente, é uma outra forma de fracionar a estrutura organizacional (divisões, seções, diretorias, departamentos, coordenações, serviços etc.), objetivando agrupar as atividades homogêneas que possuem uma mesma linha de ação, segundo características de complementaridade e similaridade, Visa fortalecer o desempenho funcional, que deverá ocorrer por meio de procedimentos apropriados.
1.1.1 – Exemplo:
Departamentalização por clientes: Muito utilizada na área de serviços, tem como base a diferenciação da clientela atendida, visando adaptar-se às características e necessidades de cada grupo de clientes. Os bancos, por exemplo, costumam ter gerências separadas para pessoas jurídicas, pessoas físicas em geral e clientes especiais. Com a crescente conscientização sobre a necessidade de prestar aos clientes um atendimento diferenciado, este tipo de departamentalização tem sido adotada com maior freqüência.
1.2 – Centro de Custos: São os setores da empresa onde se processa a fabricação dos produtos e também os setores administrativos da empresa,divididos por cada departamento,ou processo, para onde serão rateadas as despesas da empresa.
1.2.1 – Exemplo:
Compra de material de escritório: A Nota fisca de compra terá que ser rateada, conforme os materiais que foram solicitados por cada setor,
1.3 – Aplicabilidade e Relação com a contabilidade de custos:
A Departamentalização é obrigatória em custos para uma racional distribuição dos Custos Indiretos e diretos. Cada departamento pode ser dividido em mais de um Centro de Custos. Dividem-se os Departamentos em Produção e Serviços. Para a apropriação dos Custos Indiretos aos produtos, é necessário que todos estes