Departamentalização
______________________________________________________
Departamentalização e Centro de Custo
CONTABILIDADE DE CUSTO
DOURADOS / MS
2012
Departamentalização é o processo que consiste em agrupar funções semelhantes ou atividades principais em uma unidade de gestão. Permite simplificar o trabalho do gestor e aumentar a eficiência e eficácia da gestão contribuindo para um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis na organização.
O grau de subdivisão dessas áreas está diretamente ligado ao desejo da direção da empresa de controlar as atividades e por conseqüência seus custos. Dessa forma, uma empresa pode ter apenas duas subdivisões ou dezenas delas.
Um centro de custo é uma unidade organizacional em uma área de contabilidade de custos que representa uma localização claramente delimitada onde ocorrem os custos. O usuário pode efetuar setores de atividade organizacionais segundo os pontos de vista funcional, espacial, relacionado à apropriação de custos, relacionado à atividade, e/ou relacionado à responsabilidade. Os centros de custo são agrupados em unidades de decisão, controle e responsabilidade. O usuário utiliza centros de custo para atribuições diferenciadas de custos indiretos às atividades organizacionais, com base na utilização de áreas relevantes (função determinação de custos) e para controle diferenciado de custos que surgem em um empreendimento. O usuário pode atribuir tipos de atividade a um centro de custo que divide atividades específicas, que podem ser produzidas em um centro de custo. Esses dados são correlacionados com cada um dos departamentos, com o objetivo de identificá-los contabilmente. Dependendo do grau de detalhamento desejado pelo gestor para analisar os gastos, os custos podem ser relacionados com partes segmentadas dos departamentos.