Conclusões da experiência de hawthorne
A experiência de Hawthorne da os princípios básicos das Escolas das Relações Humanas. suas conclusões são as seguintes:
a.O nível de produção é resultante da integração social. O que quer dizer?
Que o nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado, como afirma a (Teoria clássica), mas por normas sócias e expectativas grupais. É a capacidade social do trabalhador que determina o seu nível de competência e eficiência e não a capacidade de executa movimentos eficientes dentro do tempo estabelecidos. O nível de produção é resultante da interação social, quanto maior e melhor a integração social na equipe maior a disposição de produzir. Se o empregador tem condições físicas e fisiológicas para o trabalho e não estiver socialmente integrado, sua eficiência sofrerá influencia e desajuste social.
OBS: Ou seja, não basta ser capaz de executar o trabalho com eficiência, a integração tem que existir dentro da equipe, se não a produção não é a mesma.
b. Comportamento social dos empregadores. O que quer dizer?
Que o comportamento do individuo se apóia totalmente no grupo. Os trabalhadores não agem ou reagem sozinhos isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos. Quando acontece qualquer desvio das normas grupas o colaborador é punido socialmente e até moralmente pelos colegas, para que assim possa se enquadra no padrão do grupo, enquanto esses padrões não acontecem o individuo resistirá às mudanças para não se afastar do grupo.
OBS: Que a influencia do grupo pesa no comportamento do individuo.
c. Recompensas e sanções sociais.O que quer dizer?
Que o comportamento dos trabalhadores esta ligada as normas e padrões sociais. Os operários que produzem acima ou abaixo da norma socialmente determinada perderam o respeito e consideração dos colegas Os operários preferiram produzir menos –e ganhar menos – a pôr em risco suas relações amistosas com os colegas. Nos grupos