Deontologia profissional
Aurélio Joaquim Mel
Michael Jordan Karagianis Mesquita
Tema transversal
Deontologia profissional
Docente: Dra. Elsa Maria Frederico L. Ozobra
Universidade Pedagógica
Departamento de Ciências Naturais e Matemática
Licenciatura em Ensino Estatística e Gestão de informação.
2ºano Pós-Laboral
Beira,Setembro 2012
Índice
Introdução 3 Os conceitos de deontologia, profissão e deontologia profissional 4 Classes profissionais 8 Código de ética profissional 9 Conduta pessoal e sucesso 10 Valor geral e valor social da profissão 11 Responsabilidade e projecao profissional 12 Conclusão 16 Bibliografia 17
Introdução Existem inúmeros códigos de deontologia, sendo esta codificação da responsabilidade de associações ou ordens profissionais. Regra geral, os códigos deontológicos têm por base as grandes declarações universais e esforçam-se por traduzir o sentimento ético expresso nestas, adaptando-o, no entanto, às particularidades de cada país e de cada grupo profissional.
O presente trabalho tem como objectivo mostrar os conceitos de deontologia profissional e suas características principais, usando alguns exemplos práticos que possam facilitar a compreensão do leitor. Portanto um estudo sobre o compromisso ético que o profissional deve ter com a sociedade e principalmente com o meio ambiente, irá trazer melhorias tanto para as organizações quanto para o ambiente externo a elas.
Os conceitos de deontologia, profissão e deontologia profissional
A deontologia é o estudo ou ciência do que é devido (do grego to déon, que significa o necessário, o conveniente, o devido, o obrigatório; e logos).
A deontologia é um conjunto de comportamentos exigíveis aos profissionais, muitas vezes não codificados em regulamentação jurídica.
Assim, a deontologia é uma ética profissional das obrigações práticas, baseada na livre acção da pessoa e no seu carácter moral. A indagação e acatamento dos princípios