Eletricidade básica
Laboratório de Eletricidade Básica
Mauricio
Objetivo
Verificar os valores dos resistores através do código de cores e medições, calculando as tensões do circuito elétrico.
Introdução
O resistor é um dispositivo que tem como uma de suas principais funções dificultar a passagem da corrente elétrica. A esse processo dá-se o nome de resistência elétrica, e a unidade adotada para essa grandeza no SI é o ohm (Ω). Quando organizamos conjuntos de resistores interligados em um circuito, temos uma associação de resistores. Esta, conforme as ligações, pode ser classificada da seguinte maneira: em série (resistores ligados em único trajeto, onde a tensão se divide, a intensidade da corrente se conserva e a resistência total é a soma algébrica das existentes em cada resistor): RT = R1 + R2 + R3 + … + Rn; em paralelo (resistores ligados de um modo em que a mesma fonte de corrente é dividida, onde a tensão e a intensidade da corrente são mantidas): 1/RT = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3 + … + 1/Rn; ou mista, que não faz parte desse experimento. Baseando-se nesse conceito, faz-se a utilização dos resistores para controlar a corrente elétrica.
O valor de um resistor pode ser medido com um multímetro ou ser lido direto no corpo de resistor, através do código de cores. O código de cores foi convencionado para facilitar a identificação do valor de um resistor, que é codificado com o uso de uma série de faixas (ou anéis) coloridos no corpo do resistor. Para ler esse código devemos considerar que:
as faixas começam a ser lidas a partir de uma extremidade; a primeira faixa colorida representa o primeiro algarismo do valor da resistência; a segunda faixa colorida indica o segundo algarismo; a terceira faixa representa a potência de dez pela qual devemos multiplicar os dois algarismos; a quarta faixa, que é opcional, indica imprecisão no valor da resistência (a ausência desta faixa representa imprecisão de 20%).
Tabela 1: código de