Deodoro
Para se falar da origem do SOLARIS, são necessárias algumas referências aos sistemas UNIX, uma vez que este serviram de base para o seu desenvolvimento, Solaris é um sistema operacional UNIX desenvolvido pela Sun Microsystems, antiga subsidiária da Oracle.
As raízes do UNIX datam o final da década de 60, quando Ken Thompson do Bell laboratories foi motivado a desenvolver um sistema operacional que desse suporte a programadores em ambiente de pesquisa, dando o rigem ao primeiro sistema UNIX escrito em assembly em um PDP-7, minicomputador produzido pela Digital Equipment Corporation.
Em 1978, o UNIX foi reescrito em C por Dennis Ritchie, dando origem a sétima versão do sistema. Este foi um dos marcos mais importantes deste sistema operacional, pois tornava possível a portabilidade do sistema para outras arquiteturas com grande facilidade.
Isto ocasionou a criação de várias versões distintas em paralelo, até a fundação da Sun Microsystems em 1982, onde enxergaram a necessidade de unificar todas as versões existentes do sistema UNIX, de modo a criar um sistema aberto padrão, foi onde surgiu o SunOS.
Em 1992 surgiu a primeira versão do Solaris, baseada no System V, que unia as melhores qualidades de todos os sistemas UNIX já desenvolvidos anteriormente, foi criado pela American Telephone & Telegraph (AT&T), e possuía muitas semelhanças com o SunOs.
Hoje, o Solaris está em sua versão 11 e possui benefícios que estão muito acima de outros sistemas operacionais encontrados no mercado, além de possuir ambiente operacional grátis, que possibilita seu uso em qualquer computador sem o pagamento de licença, o Solaris atribui ferramentas para uma fácil expansão do ambiente computacional, tornando-o altamente escalável. Possibilita que operadores façam modificações no sistema sem interromper seu funcionamento, possui também a vantagem de interoperar com sistemas legados e ainda se conectar com novos tipos de aplicações.
Por proporcionar um ambiente estável,