Dentina e esmalte
FORMAÇÃO DA LÂMINA DENTÁRIA:
Quando o embrião está com 6 a 7 semanas de V.I.U., certas áreas do epitélio bucal começam a proliferar numa proporção mais rápida do que as células das áreas adjacentes, formando uma faixa de epitélio, que será o futuro arco dentário. À medida que as células epiteliais da camada basal se multiplicam, invaginam em direção ao ectomesênquima, que começa a sofrer uma condensação. A borda dessa banda epitelial divide-se em dois processos: um direcionado mais para vestibular, recebendo a denominação de lâmina vestibular,e outro direcionado mais profundamente (para lingual ou palatina) conhecido como Lâmina Dentária.
Ao longo do comprimento da lâmina dentária, a atividade proliferativa contínua levará a formação de uma série de tumefações epiteliais localizadas - 10 pontos no arco superior e 10 pontos no arco inferior - que correspondem às posições dos futuros dentes decíduos.
Com a contínua proliferação e progressiva histodiferenciação das células ectodérmicas do órgão dental e ectomesênquima adjacente, as modificações que se processam na forma do germe dental em desenvolvimento pode ser dividido didáticamente, em três estágios:
1 - Botão ou broto dental
2 – Capuz ou casquete
3 – Campânula
- ETAPAS DA LÂMINA DENTÁRIA:
Classificação dos três tipos de lâmina dentária, de acordo com a atividade funcional e a sua cronologia.
1a. Lâmina Primária (6 - 7 semana V.I.U. até completar 2º mês de V.I.U) - relaciona-se com a dentição decídua, e ocorre durante o 2º mês de vida intra-uterina.
2a. Lâmina Secundária (4º mês V.I.U. ao 10 mês idade) - responsável pela formação dos dentes permanentes de substituição, formada sempre do lado lingual do órgão dental do correspondente dente decíduo.
Para os incisivos centrais permanentes forma-se a lâmina secundária no 5º mês de vida intra-uterina.
A lâmina do 2º pré-molar se forma na criança com 10 meses de idade.
3a. Lâmina Terciária (4º mês V.I.U até 5 anos