Apostila embrio II
Embriologia OII
Odontogênese
Processo de formação dos primórdios dentários, ou germes dentários. É um processo que ocorre durante o inicio do desenvolvimento embrionário, por volta de 5 semanas já temos os primórdios a formar os germes dentários.
O estomodeu (boca primitiva) é delimitado por uma série de processos faciais que vão surgindo no decorrer da 4ª semana do desenvolvimento e esses processos faciais dizem respeito ao primeiro arco branquial que é composto pelos processos maxilares e mandibulares, além dos processos nasais que auxiliam a delimitar o estomodeu. O estomodeu é revestido externamente por ectoderma superficial e a parte interna dos processos faciais apresenta um recheio formado essencialmente por um TC primitivo derivado das cristas neurais, chamado de ectomesênquima (mesenquima derivado da crista neural, onde cels da crista neural mais cranialmente situadas migram para a região cefálica do embrião e vão preenchendo essencialmente as áreas intersticias formando o TC primitivo que por sua vez vai dar origem a praticamente todos os TC da área da cabeça). Tecido derivado das cristas neurais vai constituir o ectomesenquima. E o ectoderma do revestimento do estomodeu junto com o ectomesenquima vão interagir de maneira reciproca, para que haja todo o desencadeamento dos primórdios dentários. Há fatores de transcrição que são expressos mediante estímulos de fatores de crescimento que são ptns que encontram receptores nas cels e estimual as cels a se proliferar e se diferenciar. As cels do ectoderma e do estomodeu suas cels produzem essas moléculas que vão pouco a pouco determinando eventos de proliferação, migração, diferenciação e destino das cels que vão culminar com a morfogênese dentária.
A região cefálica do embrião é rica em eventos que tange a formação de vários órgãos, incluindo os dentes. O primeiro indicio de morfogênese dentária ocorre no 37 dia de desenvolvimento. Na 6ª semana, haverá a