Anticoncepção
I- INTRODUÇÃO
II- MÉTODOS COMPORTAMENTAIS
A curva de temperatura pode ser bifásica (normal), monofásica (anovulatória) e trifásica ou com uma segunda fase curta, neste último caso sugestiva de insuficiência lútea ou síndrome do folículo não roto.
A contracepção talvez seja a preocupação número um de mulheres em idade fértil em todo o mundo. Mesmo em países industrializados, como os Estados Unidos, por exemplo, a taxa de gravidezes não planejadas gira em tomo de 50%. O índice de Pearl, empregado mundialmente, é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como o principal avaliador da eficácia dos métodos contraceptivos, sejam eles naturais ou não. O índice avalia se, ao fim de um ano, um determinado método que foi empregado em 100 mulheres obteve alguma falha.
I. Pearl = Método x 100/1 ano > nº gravidezes/100 = (%)
Consistem na observação dos sinais do ciclo menstrual, com consequente abstinência sexual periódica. Devem ser evitados na perimenopausa e próximo a menarca, devido aos ciclos irregulares observados nesses períodos. O tempo médio de vida de um espermatozóide dentro do trato genital feminino é de 72 horas. O óvulo tem vida média de 48 horas. Presume-se o dia da ovulação, e o casal mantém-se em abstinência por 3 a 4 dias antes desta data e 3 dias após.
3- Muco CERVICAL, BILLINGS
1- RITMO, TABELA, CALENDÁRIO OU OGINO KNAUS
Neste método, a mulher tenta prever o período fértil analisando o muco cervical com os dedos. Após a menstruação, normalmente, existe um período de secura vaginal seguido por um progressivo aumento da quantidade do muco, que se torna mais escorregadio, elástico (filante), devido à ação estrogênica da fase proliferativa (1a fase), atingindo o ponto máximo dessas alterações no período da ovulação, e regredindo após este período devido a ação da progesterona. Tem uma falha de até 39 em 100 mulheres por ano; as principais causas que justificam esta falha incluem: (1) falta de abstenção na fase