odonto
Desenvolvimento e crescimento dos dentes
A cavidade oral primitiva, ou estódio (estomodeu), é revestida por epitélio estratificado pavimentoso ou ectoderma oral. Em sua porção profunda está o endoderma. A união dos dois forma a membrana bucofaríngea.
Ectoderma +Endoderma = Membrana bucofaríngea.
Por volta do 27º dia esta membrana se rompe e o estomódio estabelece uma conexão com o intestino anterior.
A cavidade oral primitiva é revestida pelo ectoderma, que consiste de uma camada basal de células cilíndricas e uma camada superficial de células achatadas. Cada dente se desenvolve de um germe dentário.
- Composição de um germe dentário
- Órgão do esmalte: É derivado do ectoderma oral e produz o esmalte dentário. - Papila dentaria: É derivada do mesênquima, produz polpa dentária e dentina. - Saco dentário: É derivado do mesênquima, produz o cemento e o ligamento periodontal.
Duas semanas ou três semanas após a ruptura da membrana bucofaríngea, quando o embrião tem cerca de 6 semanas de idade, é visto o primeiro sinal de desenvolvimento do dente.
Etapas do desenvolvimento dentário
-Estágio da lâmina dentária e botão:
O primeiro sinal do desenvolvimento do dente humano é observado durante a 6° semana de vida intra-uterina. Nesta etapa, o epitélio oral consiste de uma camada basal de células cilíndricas altas e uma camada superficial de células achatadas. O epitélio esta separado do tecido conjuntivo por uma membrana basal. Certas células da camada basal do epitélio oral começam a proliferam em um ritmo mais acelerado do que as células adjacentes. Um espessamento epitelial surge na região do futuro arco dentário e se estende ao longo de toda a margem livre dos maxilares.(Lâmina dentária)
Simultaneamente coma diferenciação da lâmina dentária, nasce dela, em cada maxilar, protuberâncias redondas ou ovóides em dez diferentes pontos, correspondentes à futura posição dos dentes decíduos; são os primórdios dos órgãos do esmalte, os brotos