AMELOGÊNESE E DENTINOGÊNESE
É permeável a íons e água e participa ativamente nas trocas químicas com a saliva; essa propriedade possibilita a transformação dos cristais de hidroxiapatita em fluorapatita, quando se faz aplicações tópicas de fluoretos. Massa firmemente compacta de cristais de apatita, altamente organizado e orientado. O esmalte é o tecido mais duro do corpo humano, e o que confere esta dureza é os 97% de sais inorgânicos que o constituem (fosfato tricálcico, sais de sódio, potássio, carbonato de cálcio, etc.), sendo que os outros 3% são formados por substâncias orgânicas, como água e proteínas.
O processo de formação do esmalte envolve três estágios:
1º- Secreção de matriz; É o estagio formativo executado pelos ameloblastos. A secreção da matriz orgânica ocorre numa proporção diária de 0, 023 mm/dia. Essa matriz sofre mineralização de imediato com cerca de 65% de água,20% de material orgânico(amelogenina e enamelina) e 15% de material inorgânico(cristais de hidroxiapatita).Essa secreção continua ate quase a deposição de sua espessura total.Os cristais depositados nessa matriz são placas de hidroxiapatita. A matriz passa então ao segundo estágio.
2º- Maturação: Consiste no crescimento dos cristais minerais e perda de proteína e água. A maturação inicia-se no centro de crescimento praticamente ao mesmo tempo em que o esmalte atingiu sua espessura máxima. A maturação prossegue na proporção de 0,04 a 0,05 mm/dia, portanto muito mais rápida que a secreção da matriz. Nesse estágio há remoção do material protéico onde se retira toda a amelogenina restando apenas a enamelina e parte da água também e perdida tornando o