densímetros - fisico quimica
O densímetro utiliza o princípio do empuxo descoberto por Arquimedes. O empuxo é a força que provoca a flutuação dos corpos nos líquidos, sendo proporcional a densidade, ao volume do corpo e a aceleração da gravidade.
Por causa desta relação é possível descobrir a densidade dado que a aceleração da gravidade é conhecida e constante, o volume do densímetro também é conhecido e constante, assim como a força de empuxo que na flutuação iguala a força do peso.
Picnometria
A picnometria é um processo que utiliza um picnómetro (de líquidos ou sólidos) para determinar a densidade relativa de dois materiais (líquido-líquido ou líquido-sólido).
Existem dois tipos de picnómetros: o picnómetro de líquidos e o picnómetro de sólidos.
O picnómetro de líquidos é um pequeno frasco de vidro usado para determinar a densidade relativa de líquidos. Este pequeno frasco está completamente cheio quando o tubo da sua tampa estiver também heio de líquido. Isso permite que a capacidade do picnómetro (à mesma temperatura) seja rigorosamente a mesma.
Fig. 2 – Picnómetro de líquidos
O picnómetro de sólidos é também um pequeno frasco de vidro utilizado para determinar a densidade relativa de sólidos granulados ou em pó. A boca do frasco é larga para que se possam introduzir as amostras. A tampa tem uma marca por onde o líquido é acertado com o auxílio de papel absorvente.
Fig. 3 – Picnómetro de sólidos
O processo de enchimento de um picnómetro faz-se através do escorrimento do líquido pela parede, para evitar a formação de bolhas de ar. As bolhas de ar são fonte de erros experimentais. Quando o picnómetro estiver completamente cheio, introduz-se a tampa com um movimento vertical rápido que obrigue o líquido a entrar para o seu interior. Para acertar o