relat rio 2 densidade de l quidos
Para satisfazer as exigências da vida diária (e também da ciência), novas medições foram criadas, ao longo do tempo. No cotidiano é comum dizermos, por exemplo, que o chumbo “pesa” mais do que a madeira. No entanto, 1 Kg de chumbo afunda, enquanto 1 Kg de madeira flutua na água. É fácil perceber, porém, que tal comparação só se torna justa e racional quando feita entre volumes iguais:
Ex.: 1cm3 de madeira “pesa” entre 0,60 g e 0,08g, enquanto que 1cm3 de chumbo “pesa” 11,40g.
Daí surge o conceito de densidade dos materiais, que para Arquimedes foi descoberto da seguinte forma:
“Um problema preocupava Hierão, tirano de Siracusa, no século III a.c.: Havia encomendado uma coroa de ouro, para homenagear uma divindade, mas suspeitava que o ourives o enganava, não utilizando ouro maciço em sua confecção. Como descobrir, sem danificar a coroa, se seu interior continha uma parte feita de prata? Só um homem talvez conseguisse resolver a questão: seu amigo Arquimedes, famoso matemático e inventar de vários engenhos mecânicos. Hierão mandou chamá-lo e pediu uma resposta que pusesse fim à sua dúvida. Arquimedes aceitou a incumbência e pôs-se a procurar a solução para o problema. Esta lhe ocorreu durante o banho. Observou que a quantidade de água que se elevava na banheira , ao submergir, era equivalente ao volume de seu próprio corpo. Ali estava a chave para resolver a questão proposta pelo tirano. No entusiasmo da descoberta, Arquimedes saiu nau pelas ruas, gritando: Eureka! Eureka! (Achei! Achei!)”
Logo densidade pode ser absoluta ou relativa. A densidade absoluta (também massa volúmica ou massa volumétrica ou massa específica) de um corpo, define-se como o quociente entre a massa e o volume desse corpo. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume. O símbolo para a densidade é ρ (a letra grega ró) e a unidade SI para a densidade é quilogramas por metro cúbico (kg/m³).
Densidade relativa é a relação