densidade
Aluno: Fernando Erich Guilherme Rodrigues
Professor: Anderson Pereira
Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Física Experimental 2
2013.2 Fundamentação Teórica
A densidade absoluta, também chamada de massa específica, é obtida pela razão entre a massa e o volume, demonstrada na seguinte fórmula:
Mesma Fórmula para massa especifica e densidade absoluta.
Tem como unidade do S.I(Sistema Internacional) kg/m³.
Não se pode afirmar que existe apenas um tipo de densidade geral. Pois quando se analisa um sistema, a densidade do corpo envolvido é totalmente diferente da densidade do material que constitui esse corpo.
Além da densidade absoluta, se tem a chamada densidade relativa, também trabalhada no procedimento experimental. A densidade relativa é a relação entre a densidade absoluta de um material e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da água, que é igual a 1,000 kg/m³ (equivalente a 1,000 g/cm³) a 4°C.
Conclusão
Após o procedimento experimental, chegamos a todas as massas específicas dos elementos pedidos (alumínio, granito, ferro, vidro e madeira). E analisando os resultados, a maior massa específica foi a do alumínio e a menor foi a do granito. Caso não tenha dado corretamente, provavelmente ocorreu erros na hora do experimento, como a má leitura do dinamômetro na coleta da pressão dos materiais, manuseio desatencioso e falta de precisão com o paquímetro. Quanto a densidade relativa, a maior encontrada foi no ferro e a menor na madeira. E quanto aos resultados do peso específico foi igual ao da massa, obviamente.