Termostato e Dilatação na Construção Civil
É um instrumento que controla a temperatura, através de regulação automática, funcionando como uma chave liga-desliga.
Função: controla, indica a variação de temperatura através de um sensor e impede que a temperatura de determinado sistema varie além de certos limites preestabelecidos, mantendo-a o mais estável possível.
Dependendo da variação da temperatura, o termostato dá ou não continuidade à corrente elétrica que passa por ele.
Exemplo de sensor
Exemplo de elemento sensor são as tiras bimetálicas, constituídas por metais diferentes ligados entre si, diferentes coeficientes de expansão térmica.
Quando um bimetal é submetido a uma variação de temperatura, vai se curvar, pois os metais não se dilatam igualmente. Esse encurvamento pode ser usado para estabelecer ou interromper um circuito elétrico, que põe em movimento o sistema de correção.
É divido em três partes:
*conjunto hidráulico: O conjunto hidráulico é responsável por transformar o sinal de temperatura em pressão e depois em força contra o sistema mecânico.
*conjunto mecânico: O conjunto mecânico compara a força do conjunto hidráulico com a força da mola de calibração e o resultado desta força movimenta o braço principal que atua sobre o conjunto elétrico.
*conjunto elétrico: O conjunto elétrico é responsável por ligar ou desligar os contatos em função da posição do isolador.
Exemplo de termostato
*Termostato Elétrico B10:
Os termostatos elétricos série B10 são dispositivos para controle de temperatura, que operam em circuitos monofásicos, desligando ou ligando quando a temperatura aumenta.
É usado, por exemplo, em Tanques de aquecimento de água ou Fornos elétricos.
A dilatação e a contração na Construção Civil
De um modo geral, quando aumentamos a temperatura de um corpo, aumentamos a agitação molecular, e isso provoca um afastamento das moléculas, resultando num aumento das dimensões de um corpo, isso é a dilatação térmica. A diminuição de temperatura