Topografia
As estacas são elementos estruturais que são enterrados no solo, providenciam estabilidade. São usados nas fundações de edificações, em marinas, terminais portuários, etc.
As estacas podem ter várias formas, e serem construídas de vários materiais conforme a sua utilização. Tradicionalmente eram feitas de madeira, mas atualmente usa-se o aço, betão e até materiais compósitos. Nas obras portuárias a forma mais habitual é um tubo, que depois de cravado no fundo marinho são cheias de betão.
Baliza
são utilizadas para manter o alinhamento, na medição entre pontos, quando há necessidade de se executar vários lances com o diastímetro; conforme figura a seguir, são feitas de madeira ou ferro; arredondado, sextavado ou oitavado; são terminadas em ponta guarnecida de ferro; seu comprimento é de 2 metros; seu diâmetro varia de 16 a 20mm; são pintadas em cores contrastantes (branco e vermelho ou branco e preto) para permitir que sejam facilmente visualizadas à distância; devem ser mantidas na posição vertical, sobre a tachinha do piquete, com auxílio de um nível de cantoneira.
Sapo
Mira
A mira é uma régua graduada de 0 (no chão) a 4,0 metros graduada em centímetros, cujas leituras devem ser feitas com detalhamento mínimo de 5 mm (ou 0,5 cm). A mira é colocada sobre um ponto topográfico (ponto visado) para leitura de alturas entre o ponto no terreno e o plano horizontal formado pela visada do nível.
Prumo de Centro
Instrumento indispensável na construção civil, o prumo de centro é bastante semelhante á um pião (brinquedo), possuindo uma corda e um objeto nela acoplado para medir o ponto vertical de uma parede ou portal. Desde o início do século XIX o prumo de centro já era utilizado para que fosse possível verificar a verticalidade das construções residenciais e industriais. Esta é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas de todos os tempos, principalmente por