Densidade dos corpos
1 - Objetivo Utilizar o paquímetro e a balança na determinação da densidade de corpos sólidos regulares.
2 - Introdução
Densidade absoluta ou massa específica é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. A densidade absoluta é definida como sendo a razão entre a massa de uma amostra e o volume ocupado por esta massa.
Em geral, a densidade dos sólidos é maior que a dos líquidos e esta, por sua vez, é maior que a dos gases. Portanto, para medirmos a densidade de um objeto qualquer, precisamos conhecer a sua massa e volume, pois a densidade é a massa dividida pelo volume.
A massa de um objeto pode ser medido facilmente com uma balança, o volume de um objeto regular pode ser calculado medindo-se e multiplicando-se a sua: largura, comprimento e altura. Os sólidos são materiais que contém uma consistência muito alta o que resulta em grande quantidade de massa em um pequeno volume, porque suas moléculas se encontram muito unidas umas as outas.
3 - Materiais e Métodos
1. Materiais * Paquímetro * Balança de precisão * Corpos sólidos regulares: 1. Pirâmide de base retangular 2. Paralelepípedo 3. Escada 4. Prisma de base triangular 5. Prisma de base trapezoidal
2. Métodos 1) Utilizar o paquímetro para realizar as medidas necessárias para o cálculo do volume dos corpos de prova. 2) Determinar a massa dos corpos de prova utilizando a balança de precisão. 3) Calcular o valor da densidade de cada um dos corpos. 4) Admitir como erro tolerável 5%. 5) Para calcular o volume, temos as fórmulas: * Pirâmide de base triangular: V= a.b.c3 * Paralelepípedo: V=a.b.c-(π.d24.b) * Escada: V=a.b.c-[a-d.c.e] * Prisma de base triangular: V= a.b.c2 * Prisma