Densidade dos corpos sólidos regulares e irregulares
As disciplinas de laboratório consistem em diversos experimentos com os quais se espera poder desenvolver no aluno o comportamento crítico diante dos fenómenos físicos. Os trabalhos de laboratório têm a finalidade de ilustrar os assuntos abordados teoricamente e, também de ensinar os rudimentos da técnica de observação dos fenómenos físicos, ou seja, como efectuar medidas, analisa-las e como apresentar os resultados obtidos. Os benefícios que os trabalhos práticos podem proporcionar ao realizador dependem em grande parte de seu interesse e de seu desempenho, porem o realizador deve prestar atenção no equipamento experimental disponível, procurando entender como funciona, quais suas limitações, suas imperfeições e como isso tudo influí no modelo físico que se quer testar.
Neste contexto, o presente relatório apresentam-se experiencias laboratoriais de mecânica, inerentes a densidade dos corpos sólidos regulares e irregulares e integra também as experienciais relacionadas com o movimento rectilíneo uniforme, de modo a laborar as leis dos espaços em simultâneo das velocidades do Movimento Rectilíneo Uniforme, e confirmar experimentalmente os conceitos da velocidade e da aceleração.
É de salientar que o relatório compreende duas partes distintas, a primeira parte é a do experimento dos corpos sólidos regulares e irregulares e, a segunda parte a do experimento do movimento rectilíneo uniforme. Em cada parte final dum experimento, contêm a análise dos resultados obtidos ao longo da experiencia.
Como é do conhecimento, nunca realizar um experimento sozinho num laboratório, por esta razão o presente relatório é produto da observação direita feita pelos elementos do grupo envolvidos no acto da realização da experiencia no laboratório.
1. Tema: Densidade dos corpos sólidos regulares e irregulares
1.1. Experiencia I
2. Objectivos
Como qualquer actividade científica, traçar os objectivos das práticas é indispensável. Nesta vertente, esta