Densidade dos corpos
Antes de medir alguma coisa, devemos seleccionar uma unidade para cada tipo de grandeza a ser medida. Para fins de medida consideram-se as grandezas físicas e as respectivas unidades divididas em duas categorias: fundamentais e derivadas. Os físicos reconhecem a existência de quatro tipos de grandezas fundamentais independentes: comprimento, massa, tempo e carga eléctrica. A densidade de um corpo e definida como sendo a massa desse corpo por unidade de volume. Dessa forma um corpo de massa m e volume tem densidade (Ziar, 2010).
2. Objectivos
Determinar: * a densidade de um sólido regular * a densidade de um sólido irregular * a densidade de líquidos.
3. Resumo Teórico 3.1 Densidade
A densidade de um corpo é definida como sendo a massa desse corpo por unidade de volume. Dessa forma um corpo de massa m e volume v tem densidade (Alonso e Finn, 1972)
A densidade dos sólidos e líquidos, segundo o sistema internacional de unidade é expressa em quilogramas por metro cúbico kg/m entretanto, é mais comummente expressa em unidade de gramas por centímetro (g/cm).
A definição de densidade pela fórmula somente pode ser aplicada aos corpos homogéneos, isto é, corpos que possuem mesma composição em toda a sua extensão. Para corpos não homogéneos, ela dá apenas a densidade média. No caso de corpos heterogéneos, a densidade varia de ponto a ponto. Pode-se obter a densidade numa posição particular, devindo-se a massa dm contida num pequeno volume dV, localizado em torno daquela posição.
3.2. A densidade Absoluta
Densidade Absoluta ou massa específica é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. A densidade absoluta é definida como sendo a razão entre a massa de uma amostra e o volume ocupado por esta massa. ( 3.3. A densidade relativa Densidade relativa, chamado às vezes densidade específica, é a relação da densidade de uma substância à