densidades dos corpos
Em toda a abordagem científica, a análise experimental esta lá patente como forma mais eficiente de responder algumas inquietações que provem exactamente a falta de compreensão dos conteúdos teóricos.
Portanto, o presente trabalho é a base para que o estudante adquira conhecimentos para realizar com sucessos as experiências propostas no decurso das aulas laboratoriais, na cadeira de laboratório de mecânica. Este relatório dedica-se a abordagem dos aspectos teóricos de análises de fenómenos observados.
Assim, irá se fazer uma abordagem sobre o Coeficiente De Atrito, com objectivos de comparar os coeficientes de atrito estáticos e cinéticos em diferentes superfícies. O resumo teórico está relacionado com a experiência contida no trabalho. Ainda neste trabalho encontramos os objectivos que determinam o fim ou meta da experiência realizada, o material e os procedimentos utilizados que contém os cálculos, as tabelas de medição e de registo à sua análise.
Objectivos Gerais Objectivos específicos Determinar e comparar os coeficientes de atrito estático e cinético em diferentes superfícies; Analisar experimentalmente a diferença entre a força de atrito e coeficiente de atrito; Demonstrar a influência de vários factores no valor do coeficiente de atrito.
Referencial teórico
O coeficiente de atrito é um coeficiente adimensional que expressa a oposição que mostram as superfícies de dois corpos em contacto ao deslizar um em relação ao outro. Geralmente é representado com a letra Grega μ (mi).
O valor do coeficiente de atrito é característico de cada tipo de materiais, e não uma propriedade intrínseca do material. Depende de muitos factores tais como o acabamento das superfícies em contacto, a velocidade relativa entre as superfícies, a temperatura, etc. …
Força de atrito estático - é a força de atrito que age entre superfícies em repouso relativo.
Força de atrito cinética – é a força que age entre superfícies em movimento