A eficiencia de auditoria interna na prevencao de erros e fraudes
Qual é o contributo da Auditoria Interna na prevenção e detenção de Erros e Fraudes nas instituições privadas em Moçambique?
1.2 Hipóteses
1.2.1 Hipótese Básica
A Auditoria Interna garante um ambiente de controlo eficaz e eficiente, evitando e detectando possíveis Erros e Fraudes nos sistemas contabilisticos e de controlo interno.
1.2.2 Hipótese Secundária
A auditoria interna estabelece medidas de controlo de forma a garantir que as asserções da gestão sejam observadas nas transações internas e externas da entidade;
A auditoria interna desenvolve políticas e procedimentos de controlo interno para prevenir e detectar em cada segemento da entidade, pontos fracos, que aumente o risco de detenção de erros e fraudes.
1.3 Justificativa
O Tema em causa neste trabalho de pesquisa assume-se de grande importância na actualidade, visto que, é cada vez mais notável a preocupação dos accionistas (investidores) na redução do risco associado a rentabilização de seus capitais, que na maioria das vezes encontram-se sobre gerencia de terceiros (gestores). Contudo, este trabalho procura dar resposta a esta preocupação dos accionistas (investidores), desenvolvendo um estudo profundo sobre qual deverá ser o contributo da auditoria interna na prevenção e detenção de erros e fraudes materialmente relevantes que possam afectar a rentabilizacão do negocio.
Este estudo, irá analisar de forma global, para um período de 5 anos os efeitos positivos e negativos da auditoria interna das instituições privadas em Moçambique. Irá também, de forma especifica analisar o impacto que o órgão de auditoria interna terá causado na empresa Cervejas de Moçambique.
Portanto, o estudo para materialização deste trabalho será feito com base em informações colhidas sem a cedência de nenhum recurso financeiro, visto que será por estudos de caso e analise das variáveis de conhecimento técnico geral do tema.
1.4 Objectivos
1.4.1 Objectivo Geral