Aula
Passo 1 (Individual) - Fazer a leitura e anotar os pontos importantes sobre processos, threads, sincronização e comunicação entre processos/threads e gerência do processador
Ambiente multiporgramável é a função exclusiva do sistema operacional que deve controlar a execução dos programas e dos recursos. Para isso, um programa ao ser executado deve estar sempre associado a um processo, que por sua vez é a base para implementação de um sistema multiprogramavel ou o ambiente onde um programa é executado. O sistema operacional tem como suas principais funções gerenciar processos.
Mudança de contexto é a troca de um processo por outro no processador, comandado pelo sistema operacional.
O processo é formado por três partes, conhecidas como contexto de hardware, contexto de software e espaço de endereçamento, que juntas mantém todas as informações necessárias á execução de um programa.
Hardware é um processo que armazena o conteúdo dos registradores gerais da UCP.
Contexto de software é composto por três grupos de informações sobre o processo, que são a identificação, quotas e privilégios, ou seja, Contextos de software de um processo são especificados limites e características dos recursos que podem ser alocados pelos processos.
A identificação é o processo criado pelo sistema que recebe uma identificação única.
Quotas são os limites de cada recurso do sistema que um processo pode alocar
Privilégios são os que definem as ações de um processo pode fazer em relação a ele mesmo, aos demais processos e ao sistema operacional.
O espaço de endereçamento é a área de memória pertencente ao processo instruções e dados de programa são armazenados
Bloco de controle de processo é o processo que implementado pelo sistema operacional que através de uma estrutura mantém todas as informações sobre o contexto de hardware.
Estado de processos é o gerenciado