Densidade e volume de um corpo sólido
O objetivo deste experimento é determinar o volume e a densidade de um corpo sólido desconhecido, através de medições com paquímetro e balança digital, a fim de identificar o seu material. Também éobjetivo, calcular as incertezas associadas ao volume e a densidade a partirdasincertezas das medições.
II- Resumo
Dentre os materiais que existem, sólidos, líquidos e gases, os sólidos sãoaqueles que podem ser dimensionados de forma mais precisa. No experimento realizado foram utilizados o paquímetro para medição da altura e diâmetro e a balança digital para mediçãoda massa. No desenvolvimento dos cálculos o objetivo foi determinar a densidade e incertezas da medição e com istoidentificar o seu material constituinte. A peçaescolhida foi cilíndrica e ao final, com o valor densidade 8,3 ± 0,1 g/cm³, foi identificada como sendo de latão (8,4 g/cm³). Logo é possível distinguirmateriais apenas a partir de suas dimensões e massa.
III- Introdução Teórica
A densidade de um corpo define-se como o quociente entre a massa e o volume. Desta forma pode-se dizer que a densidade mede o grau de concentração de massa em determinado volume.
Densidade Absoluta ou massa específica é uma característica própria de cada material, por isso é classificada como sendo uma propriedade específica. A densidade absoluta é definida como sendo a razão entre a massa de uma amostra e o volume ocupado por esta massa.
ρ =
Sendo m a massa (g) do objeto, V o volume (cm³) eρa densidade (g/cm³).
A densidade de sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é expressa em quilograma por metro cúbico – kg/m³. Entretanto, é mais comumente expressa em unidades de gramas por centímetro cúbico (g/cm³) ou em gramas por mililitro (g/mL). A densidade absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
A densidade de um sólido é em função da temperatura e,