democracia brasileira
PROCESSO EVOLUTIVO DA DEMOCRACIA BRASILEIRA
O governo de Getúlio Vargas de 1930 a 1934 foi considerado o início da democracia no Brasil, esse primeiro governo de Getúlio Vargas foi marcado pela revolução de 1930, a qual deu fim a República Velha e a queda do ex-presidente Washington Luís. O primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1934) é considerado como o início da era democrática no país, marcado pela conhecida Revolução de 1930 que derruba o ex-presidente Washington Luís, acabando com a República Velha.
Esse governo de Vargas dura até 1934, mas ele é eleito neste mesmo ano por uma Assembleia Nacional Constituinte através do voto indireto, ficando no cargo até 1938, nesse período ele cria vários benefícios para o trabalhador, como: estabelece como jornada de trabalho o período de 8 horas diárias, torna obrigatória a carteira de profissional de trabalho, institui o salário-mínimo para o trabalhador e organiza a justiça do trabalho.
Vargas cria mecanismos para continuar no poder, mas em 1945, ele renúncia ao governo, por pressão dos militares, no ano seguinte, o seu ex-ministro de guerra, o general Eurico Gaspar Dutra é eleito pelo voto indireto.
Ainda em 1946, Dutra aprova uma nova constituição através de uma assembleia constituinte, essa constituição foi considerada mais democrática que a anterior, mas medidas antidemocráticas foram adotadas no texto, como: a regulamentação restritiva do direito a greve e a intervenção em sindicatos.
Após quatro anos de governo de Dutra, Getúlio Vargas volta ao poder, desta vez eleito pelo povo, nesse governo Getúlio não tem muito triunfo, e depois de sofre muitas pressões sobre se governo, Getúlio Vargas comete suicídio em agosto de 1954. Em 1955 é eleito para o substituí Vargas no cargo de Presidente da República, Juscelino Kubitschek, com mandato previsto até 1960. No final do mandato de Juscelino, Jânio Quadros vence as eleições, mas renuncia em 1961 por pressões políticas, ele seria o último