Política de Seguridade Social ATPS
ATPS
Política de Seguridade Social
(Previdência, saúde e Assistência Social)
Curso: Serviço Social
Disciplina: Política de Seguridade Social (Previdência, saúde e Assistência Social)
Tutor a Distância: Laura Santos
Tutor Presencial: Maria Liliane Miranda da Costa
Equipe de Acadêmicos:
Gilson de Souza Almeida – RA: 398003
Ângela Santos
Antônia Claudia Coelho de Sousa – RA: 391178
Bárbara
Diolande Barros Rodrigues – RA: 394352
Andreza Sônia Sousa de Almeida – RA: 393060
Fortaleza, 10 de Abril de 2014.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo explicar um pouco o que é a seguridade social e a natureza jurídica das contribuições destinadas a ela, bem como o trabalho do assistente social dentro da previdência social, as emendas constitucionais e as alterações jurídicas que elas propõem e o peso de cada uma delas aos cidadãos trabalhadores. Abordaremos aqui alguns dos direitos que propõe a seguridade social e como funcionam as políticas de previdência social.
Política de seguridade Social.
A Seguridade Social ampliou sua rede de proteção ao cidadão, com a Constituição Federal de 1988 (arts. 194 a 204), visando a ampliação e democratização do acesso da população a Previdência Social, Assistência Social e Saúde, envolvendo as iniciativas dos Poderes Públicos e da sociedade, visando o bem-estar e melhoria na qualidade de vida da população.
O financiamento da Seguridade Social e feita de forma direta através de recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, dos Municípios e Distrito Federal e de forma indireta através do recolhimento dos impostos pagos por todo o conjunto social.
Temos uma grande contribuição que poderia ser maior se houvesse a conscientização para que todos os cidadãos inclusive os trabalhadores informais, contribuíssem para este crescimento. Queremos a conscientização do povo