Democracia brasileira
Para entender a abrangência da palavra Democracia, torna-se necessário compreender seu sentido histórico.
A palavra Democracia origina-se da união de duas palavras gregas:Demos = Povo e Kratia = Poder.
Durante muito tempo ao longo da história, o poder esteve concentrado nas mãos de uma minoria rica da sociedade. Com o crescimento das cidades houve um conseqüenteaumento demográfico, que pressionando essa elite governamental, exigia maior participação na vida pública. Para favorecer a maioria ou temendo perder o poder, os governante decidiram proporcionarparticipação política a toda população.
Inicialmente esse fato aconteceu na Cidade-Estado de Atenas, na Grécia Antiga.
A Democracia costuma ser dividida em duas correntes: A Democracia Diretaou Participativa e a Democracia Indireta ou Representativa.
Democracia Direta- ocorreu em Atenas, quando os cidadãos participavam diretamente da vida política da cidade. Por exemplo, a decisão decriar um imposto para equipar o exército era tomada por todos os cidadãos reunidos em assembléia.
No entanto a democracia direta tinha algumas limitações ao restringir o direito de participaçãodas mulheres, escravos, e estrangeiros.
Democracia Indireta- é aquela praticada em boa parte do mundo, no qual as decisões políticas são tomadas por representantes eleitos pelo povo, no intuito dedefender a vontade dos cidadãos. Esse tipo de democracia é aplicada no Brasil, mas assim como a democracia direta possui algumas limitações, tais como:
( em algumas decisões tomadas pelos escolhidosdo povo, não é representada a vontade da maioria. Ex: recente votação do aumento do salário mínimo no Brasil.
( Negligência de boa parte dos cidadãos em relação à política e fiscalização dasdecisões tomadas pelos representantes