deming
Willian Edwards Deming é um dos precursores do movimento em direção a melhoria da qualidade difundido por todo o mundo. Nascido em 1900, faleceu em
1994. Deming introduziu a filosofia da qualidade total na indústria japonesa do pós-guerra juntamente com o colega Juran. Foi quase um deus para os gestores japoneses, que, em 1951, criaram um prêmio de qualidade em sua homenagem
(o Deming Prize). O seu conceito é simples, mas revolucionário: os níveis de variação da qualidade podem ser reduzidos se geridos através do controle estatístico. Deming elaborou no seu livro Out of Crisis os célebres 14 passos para a qualidade total.
Profundo conhecedor de métodos estatísticos e suas aplicações passou a empregá-los a partir da metade do século XX criando a primeira corrente em busca da qualidade, que teve sua maior aplicação na indústria japonesa, sendo considerado um dos responsáveis pelo ressurgimento da mesma.
Conforme sua própria definição: "Qualidade e atendimento as necessidades atuais e futuras do consumidor". Uma das maiores preocupações de Deming é manter sob controle o que o consumidor deseja e criar produtos capazes de satisfazer essa necessidade. Para verificar se esses produtos serão feitos na "medida certa" e ao gosto" do consumidor, ele abre mão dos recursos estatísticos utilizando gráficos e métodos capazes de prever e servir de base para analise dos produtos e da produção em geral, reconhecendo quando e ou não necessário interferir rio processo.
Na filosofia de Deming não existe um sistema estruturado para a condução da qualidade , no entanto, para implantação da mesma dentro da empresa é de primordial importância o conhecimento dos chamados "14 pontos", os quais ele atribuiu total responsabilidade da implantação a cargo da gerência.
Esses 14 pontos são a base de sua abordagem e podem ser sintetizados da seguinte forma:
1. Crie uma constância de propósito com a finalidade de melhorar produtos e serviços, com