Demandas
Centro Regional Universitário De Espírito Santo Do
Pinhal
Engenharia Agronômica
NEMATÓIDES
Talita Mariano Do Prado -130210004
Espírito Santo Do Pinhal-2013
1. INTRODUÇÃO
Os nematóides são vermes fusiformes pertencentes ao filo nematóides, bastante antigo, considerados vermes fusiformes, onde a maioria vive de forma livre, e apenas 5% dos nematóides são considerado de vida livre, os quais se alimentam de bactérias, fungos, algas e protozoários entre outros.
Normalmente ocorrem em rebulira. Os nematóides atacam plantas anuais e perenes, variedades enxertadas visando resistência, na maioria das causas causando danos em seu desenvolvimento. Esses vermes possuem um estilete bucal que serve para sugar substanciam nutritivas causando dano radicular, que ficam evidentes pelo aparecimento de manchas nas áreas da cultura de forma anormal de estruturas.
Para que consiga fazer um controle desse parasita é necessário fazer uma analise de solo,coletando terras ou raízes das plantas para fazer uma analise, e quando encontrada necessita de um tratamento como por exemplo:rotação de cultura,ou também por controle de produto fumegante.
O presente trabalho tem como objetivo detectar a presença de nematóides nas plantas, através de pesquisas e analises de solo feitas em laboratórios, para que possa conseguir uma solução para o controle dos nematóides nas plantas.
2.MATERIAL E MÉTODO
2. 1 Material para extração do solo
*Solo com suspeita de nematóide
*Água
*Balde
*Peneira (de 20 e 400 ou 500 mesh)
*Becker
*Balança
*Centrifuga
*Vidro para coleta
*Sacarose
2.2 METODO DE EXTRAÇÃO DO SOLO
Recolhendo 300g ou mais de solo com suspeita da doença, em um balde colocar 2 litros de água para esboroar, passar a terra em uma peneira de 20 mesh, o que passou na primeira peneira colocar em outro recipiente e