Demanda
Esse sistema depende diretamente de informações advindas de diversas áreas da organização, como por exemplo, vendas, marketing, planejamento, etc., sendo que é inviável para a organização que apenas uma dessas áreas faça essa pesquisa de demanda, pois elas podem ser alteradas de acordo com a necessidade que cada setor enxerga para si, sendo então melhor que todos cheguem a um único resultado.
A competitividade entre as empresas tende a aumentar com o avanço tecnológico, pois com esse alto investimento em tecnologias, os softwares de gestão visam um maior desenvolvimento de suas capacidades, rapidez e flexibilidade às exigências dos clientes.
A variação da demanda é determinante para a competitividade entre as organizações.
A busca por informações e estudos do comportamento do consumidor, é um fator determinante para a formação da demanda e consecutivamente a gestão de estoque.
Com esse planejamento feito, é possível fazer um acompanhamento da demanda pela produção, onde é ativado ou desativado os recursos de acordo com a alta e baixa da demanda, mais isso não é economicamente viável para a organização.
Pode ser usada também a estratégia de nível de serviço, onde você tem o valor da Demanda, e escolhe qual parte dela você quer atender. Sempre lembrando que independente das altas e baixas é sempre preciso manter a qualidade do produto/serviço.
Níveis de estoque
Muitas empresas buscam manter o estoque mínimo para obter vantagem competitiva no mercado. Com baixos valores agregados aos estoques, as organizações conseguem ter a oportunidade de investir o capital ao invés de deixá-lo ocioso em forma de estoque.
Outro ponto a ser analisado é a demanda, porém deve-se tomar alguns cuidados. Se a empresa não possui estoque para atendimento imediato de seu