demanda
A demanda é uma quantidade de um serviço ou de um bem que os consumidores desejam adquirir, tendo seu preço já determinado em um mercado Sendo também interpretada como uma procura, mas não caracterisada especificamente como um consumo, sendo assim possível querer e não consumir, por diversos motivos, um bem ou serviço.
A quantidade em que os compradores desejam ou podem comprar são tratados como quantidade de demanda, que variam com as diversas influencias que podem pontuar as escolhas do comprador, como preço, preço dos outros bens substitutos, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.
A demanda é o desejo ou necessidade apoiado pela intenção e capacidade de compra, e somente ocorre caso o comprador possuir condições financeiras para suprir sua necessidade ou desejo.
A demanda influencia diretamente na oferta, ou seja, a oferta é baseada na demanda determinada. Podendo ser muitas vezes uma demanda sazonal, onde aumenta ou diminui de acordo com o momento da econimia, estação, com a renda da população, entre outros.
QUAIS OS TIPOS DE DEMANDA
A demanda determinada por um bem ou serviço pode ser classificada de variadas maneiras, sendo cada uma delas o ideal para cada aplicação, custod, ramo de aplicação, ou destino da demanda. Segue abaixo alguns dos tipos de demanda mais conhecidos e trabalhados no mercado.
• Negativa: quando uma quantidade significativa do mercado não gosta do produto ou até mesmo evite o consumo;
• Inexistente: os consumidores chegam a desconhecer ou não estarem interessados no produto ofertado;
• Latente: consumidores podem compartilhar uma forte necessidade que nenhum produto disponível no mercado é capaz de satisfazer;
• Irregular: demandas que apresentam variações sazonais mensais, diárias ou até horárias, causando problemas de tempo ocioso e sobrecarga ;
• Excessiva: possuem um nível de demanda maior do que podem ou desejam suportar ;
• Indesejada: são produtos prejudiciais à saúde e que