Demanda
A quantidade demandada= depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seu preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo. Para estudar a influência dessas variáveis, considera-se separadamente a influência de cada uma nas decisões do consumidor.
Determinantes da demanda individual
Preço= a quantidade demandada se relaciona negativamente com o preço, a relação entre o preço e a quantidade demandada é valida para a maioria dos bens e é conhecida como lei da demanda, ou seja, se o preço do bem diminui a quantidade demandada desse bem aumenta.
Renda= a quantidade de bem demandada é influenciada pela renda, ou seja, para categorias de bens a medida que a renda caia a quantidade demandada caia, para outras categorias a medida que a renda caia a quantidade demandada aumenta.
Preço de produtos relacionados= existe duas situações para o preço de produtos relacionado influencia na demanda individual: 1. Ambos os produtos satisfaz desejos semelhantes esse e o caso dos bens substitutos, outra situação é quando a queda do preço de um bem aumenta a demanda por outro bem esse é o caso dos bens complementares.
Expectativas= a expectativa em relação ao futuro afeta a demanda atual. Ex: aumento da renda a partir do próximo mês.
Oferta e Demanda
Bem normal= é um bem para o qual tudo permanece constante, com um aumento na renda, provocando um aumento na quantidade demandada.
Bem inferior= é o bem que caracteristiza pelo o aumento da demanda proveniente de uma queda na renda.
Bens substitutos= dois ou mais bens para os quais tudo permanece constante, com o aumento de