Contabilidade gerencial
Respondido por Márcio Iavelberg, especialista em finanças
São Paulo - Muitos empresários falam de rentabilidade do seu negócio, pensando em lucratividade. São dois conceitos distintos.
Para entender qual é a diferença entre os dois, é preciso organizar os resultados do negócio. O primeiro item que deve aparecer em um balanço é a receita bruta, seguida pelas deduções (impostos, devoluções e abatimentos), gerando a receita líquida – indicativo base para todas as análises.
Em seguida, são descontadas as despesas variáveis (matérias-primas e insumos) e as despesas fixas (administrativas, comerciais e financeiras), restando o lucro bruto. Caso tenha ocorrido resultado positivo, a empresa recolherá imposto de renda e contribuição social sobre o lucro alcançado, restando o lucro líquido.
Para calcular a lucratividade, pegamos o lucro líquido e dividimos pela receita líquida. Chegamos, então, ao percentual de lucro obtido sobre as vendas.
Já a rentabilidade indica o percentual de remuneração do capital investido na empresa. Portanto, a rentabilidade é o lucro líquido dividido pelo patrimônio (valor encontrado no balanço patrimonial da empresa).
Enquanto a lucratividade reflete os ganhos imediatos do negócio, a rentabilidade mostra qual é o retorno sobre o investimento que foi feito na empresa a longo prazo
Lucratividade indica o percentual de ganho obtido sobre as vendas realizadas. A lucratividade esperada para micro e pequenas empresas é de 5% a 10% sobre as vendas.
Rentabilidade indica o percentual de remuneração do capital investido na empresa. A rentabilidade esperada para micro e pequenas empresas é de 2% a 4% ao mês sobre investimento.
Investimento é todo o capital aplicado na empresa, seja o capital social inicial mais os aumentos (aportes) de capital adicional, mais os lucros reinvestidos na empresa.
A taxa de rentabilidade do investimento é calculada da seguinte forma:
Lucro Líquido, dividido pelo