atps auditoria
Expliquem cada procedimento e sua importância no processo de auditoria desta conta contábil:
1. Exame Físico: É a existência física do objeto ou item a ser examinado. Este exame deve possuir as seguintes características:
Existência física: comprovação visual da existência do item; Autenticidade: discernimento da fidedignidade do item; Quantidade: apuração adequada da quantidade real física; e Qualidade: comprovação visual ou laboratorial de que o objeto examinado permanece em perfeitas condições de uso.
O exame físico realizado pelo Auditor relativamente à existência dos estoques de um órgão/entidade, tem por objetivo a constatação visual deque estes existem e nas quantidades apuradas. O Auditor deve, sempre, ter a segurança e preocupação de que aquilo que será examinado tem por objetivo a identificação correta, abrangendo as características acima citadas.
O exame físico não existe por si só. Trata-se de um procedimento complementar que permite ao auditor verificar se há correspondência nos registros do órgão/entidade. Desta forma, a comprovação física serve para determinar que os registros estejam corretos e os valores são adequados em função da qualidade do item examinado.
2. Circularização: ou confirmação externa, é uma prova de auditoria obtida como resposta direta que o revisor/auditor recolhe de uma terceira entidade (exemplo, clientes, fornecedores, bancos, advogados etc.), sob forma de papel, sob forma eletrônica ou por qualquer outro meio.
Este procedimento só tem validade para comprovação de autoria quando o gestor/dirigente, ligado ao assunto à comprovar, tem participação no processo, porém ficando a remessa e obtenção das respostas dos pedidos de circularização sob controle do Auditor. A primeira condição deve-se ao fato de o Auditor não ter poderes para assinar ou solicitar pedido de confirmação pelo órgão/entidade. A segunda é para evitar-se que haja influência ou