demanda e oferta
A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.
A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor. São elas: o preço do bem ou serviço, preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou a preferência do indivíduo.
O conceito geral da demanda, é uma relação inversamente proporcional entre a quantidade procurada e o preço do produto.
Conceito Oferta Pode-se conceituar oferta como as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Da mesma maneira que a demanda, a oferta depende de vários fatores; dentre eles, de seu próprio preço, e do custo dos fatores de produção e das metas. Diferentemente da função demanda, a função oferta mostra uma correlação direta entre quantidade ofertada e nível de preços.
Curva de oferta e demanda
No mercado livre, os preços são determinados pela lei da oferta e da demanda. O encontro das duas curvas determina o preço de equilíbrio. Nem sempre esse preço permanece congelados. Existem forças que podem alterar o preço e a quantidade demandada e ofertada. O próprio governo pode agir para forçar o equilíbrio no mercado. A decisão de consumir, por parte dos indivíduos, e a de produzir, por parte das empresas.
O objetivo do consumidor é maximizar o seu nível de satisfação, ou seu prazer. Para isso, ele precisa escolher que conjunto de bens e serviços comprar dentre as diversas opções disponíveis no mercado. O consumidor tem o poder da escolha, que é livre e que se limita a sua restrição orçamentária.